O Conselho Tutelar acionou a Promotoria depois que uma estudante ficou cerca de dois meses sem aula por falta de ônibus após mudar de endereço. Nas localidades Paraíso I e II, o documento aponta crianças com autismo e síndrome de Down no grupo prejudicado.

Uruçuí (PI) O Ministério Público do Piauí determinou que a Prefeitura regularize, com urgência, o transporte escolar das localidades Paraíso I e II. O município tem PRAZO DE 48 HORAS para adotar as providências e garantir o deslocamento REGULAR, SEGURO E ADEQUADO dos estudantes. A medida nasceu de um relato concreto. O Conselho Tutelar levou à Promotoria o caso de uma aluna que estava HÁ CERCA DE DOIS MESES SEM FREQUENTAR AS AULAS. A interrupção veio depois da mudança de endereço. A casa mudou. A rota não acompanhou. A sala de aula ficou longe demais para quem depende do poder público para chegar. O documento encaminhado ao MP aponta 15 ESTUDANTES potencialmente afetados pela falta do serviço. Não é um número abstrato. É uma fila de crianças e adolescentes que, sem o ônibus, deixam de cumprir o que a lei trata como direito, não como favor. Entre eles estão alunos com indicação de AUTISMO e SÍNDROME DE DOWN. Por isso a Promotoria cobra atenção especial às condições de SEGURANÇA, ACESSIBILIDADE E ADEQUAÇÃO do transporte. No interior do Sul do Piauí, o caminho até a escola raramente é um detalhe. Distância, estrada e horário definem se o ano letivo acontece ou se vira ausência acumulada. Quando a família muda de endereço e o município não redesenha a rota, o efeito é imediato: a criança some da chamada. Dois meses fora da escola não são um atraso administrativo. São aulas perdidas, rotina quebrada e, no caso de estudantes com deficiência, um recuo que custa mais para ser recuperado. O Ministério Público não pediu um estudo. Pediu providência. O recado é direto: o transporte precisa voltar a existir de forma contínua, com veículo adequado e com cuidado redobrado para quem tem necessidade específica. Criança com autismo e criança com síndrome de Down não podem ser encaixadas em qualquer carona improvisada. O serviço tem de caber nelas, e não o contrário. A origem da cobrança importa. Não foi um gabinete distante que inventou o problema. Foi o Conselho Tutelar, na ponta da rede de proteção, que registrou a falha e empurrou o caso para a Promotoria. Esse percurso diz alguma coisa sobre o município: a escola oficialmente existe, a matrícula oficialmente existe, mas o acesso trava no trecho entre a casa e o portão. É ali que a política pública ou funciona ou desaba.

O prazo curto expõe o tamanho do atraso. QUARENTA E OITO HORAS é o tempo dado para regularizar o que já deveria estar em operação. A lógica do MP é de contenção de dano. Cada dia sem ônibus amplia a evasão silenciosa. A aluna que já perdeu cerca de dois meses vira o retrato visível de um grupo maior. Os outros 14 nomes do procedimento ainda não viraram manchete individual, mas já estão no papel como prejuízo potencial. Há um ponto que atravessa o caso e não cabe em eufemismo. TRANSPORTE ESCOLAR NÃO É BENESSE. Está no centro do direito à educação quando a escola fica longe de casa. Sem condução, o direito vira teoria. A família fica refém de favor, de carona e de sorte. No fim, quem paga é o estudante que deixa de aparecer. O recorte das localidades Paraíso I e II mostra o tipo de falha que se esconde no mapa. Comunidades menores somem com facilidade da planilha de rotas. Uma mudança de endereço, que na cidade grande se resolve com outro ponto de ônibus, no interior pode significar o fim da frequência escolar. O Conselho Tutelar entrou exatamente nesse hiato: a menina mudou, o serviço não migrou com ela, e o tempo passou. O MP também desloca o debate do “se tem ônibus” para “que ônibus é esse”. Regular, seguro e adequado não são adornos de ofício. Regular quer dizer todo dia letivo, não quando der. Seguro quer dizer veículo e condução que não transformem o trajeto em risco. Adequado quer dizer acessibilidade real para quem tem deficiência, e não a lógica de que qualquer assento vazio resolve. No Piauí, a tensão em torno do transporte escolar não é episódio isolado desta comarca. Dados apresentados pelo próprio Ministério Público no começo de 2026 mostraram que só 9 dos 224 municípios do Estado haviam submetido a frota à inspeção veicular obrigatória em 2025, cerca de 5% do total. A Busca Ativa Escolar registrava 23.278 casos ativos de crianças e adolescentes fora da escola no Estado, dos quais 553 ligados à inexistência ou à oferta irregular do transporte. O caso de Paraíso I e II não precisa desses números para existir. Eles só mostram o chão em que esse tipo de omissão cresce.
Nada disso autoriza transformar o município em sentença pronta. O que existe, neste momento, é uma determinação com relógio ligado e um dossiê que já nomeia o prejuízo. Cabe à Prefeitura comprovar, no prazo, que as rotas foram restabelecidas e que os 15 estudantes voltam a ter caminho até a escola. Cabe ao Conselho Tutelar e ao MP acompanhar se a resposta sai do papel e entra no pátio, de manhã cedo, com gente dentro. A pergunta que fica não é retórica. Se uma mudança de endereço é capaz de tirar uma aluna da escola por cerca de dois meses, o sistema de transporte está no tamanho da vida real das famílias ou só no tamanho da rota antiga? Em 48 horas, o município terá de responder isso com fato, não com nota. O relógio começou. A sala de aula, para 15 estudantes do Sul do Piauí, depende do que acontecer nesse intervalo.

Deixe um comentário